Despertar espiritual - O que isso de fato significa?
- Marcela Daguer
- 30 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2023
A primeira coisa que você deve saber sobre o despertar espiritual, é que é um movimento suplicado por sua alma.

É isso mesmo. Sua alma, munida de tanta informação e discernimento sobre a verdade, tira de você e do seu consciente o sentimento de paz e passa a te apresentar a inquietude. Sabe aquele sentimento de vazio, de desconforto, do qual não sabemos a razão? Aquele sentimento de que, por mais que tenhamos tudo que precisamos, nos falta algo que também não sabemos identificar? Pois bem, na grande maioria das vezes este sentimento de inquietude nada mais é que sua alma ansiosa te convidando ao despertar espiritual. Nós enquanto alma, sabemos exatamente o que viemos fazer aqui, qual a nossa missão, quais são as virtudes que deverão ser aprimoradas e as dificuldades pelas quais atravessaremos para atingir esta sagrada finalidade.
Enquanto estamos em nosso real lar, ou seja, ao lado do Pai, tudo fica muito claro, todas as perguntas sem respostas se esclarecem e tudo começa a fazer mais sentido. Aqui abro uma aspa para deixar claro que aqui, encarnados no planeta terra, só estamos de passagem. Nosso lugar de origem é para onde vamos após uma breve estada que fazemos por aqui, ou seja, ao lado do Pai. Enquanto encarnados, esta consciência somente aflora quando criamos discernimento sobre a verdade, sobre o que realmente viemos fazer aqui e começamos a ouvir nossa intuição pois, nós (enquanto alma) sabemos de tudo e precisamos “tirar” essa sabedoria do nosso íntimo ou perispírito e “trazer” para nossa consciência. E quando isso se torna consciente, tudo fica mais fácil. Nossos pensamentos, sentimentos e atitudes passam a ser analisados sob um novo olhar. Um olhar mais rigoroso e consciente sempre buscando atitudes e comportamentos que cumpram o propósito final, que é a evolução espiritual.
Como a evolução espiritual acontece? Isso é uma pergunta que acontece com frequência. Bom, é um processo simples de entender porem não tão fácil de executar. Mas antes de entrar nesta explicação, gostaria de dizer que, se você chegou até aqui, posso imaginar que, aquela inquietude que falamos lá no início do texto, é um estado o qual você deve estar vivenciando. E quando esta inquietude chega, PARABÉNS! Seu despertar começou.
Bom, vamos agora entender um pouco sobre o que parece ser um bicho de sete cabeças, mas que não é! Evoluímos quando aprimoramos virtudes. Cada virtude despertada e aprimorada significa um passo dado na escala evolutiva.
Tivemos um maravilhoso exemplo a ser seguido: JESUS. Nosso Cristo modelo. Verdadeiro exemplo de todas as virtudes desenvolvidas no seu grau máximo e vividas enquanto encarnado em nosso planeta. É importante lembrar que tudo tem um motivo, nenhuma dor é em vão. Cada dor, tristeza e fatos que nos trazem desconforto tem por traz um despertar e, sem sombra de dúvidas, tudo é estrategicamente pensando pelos nossos amigos espirituais que nos acompanham.
Vamos analisar alguns exemplos. Se a vida te traz a dor por meio de seus relacionamentos, talvez ela esteja te convidando a aprimorar a virtude do Amor Próprio. Se a vida a todo o momento de traz situações e pessoas que te tiram a paciência, veja se a vida não está te convidando a aprimorar a virtude da Paciência.
Quando pedimos para Deus nos dar mais paciência, como você acha que Ele nos ajudará a conquistar isso? A única maneira Dele nos ajudar com isso é nos dando situações que nos tirem a paciência para então, a exercitarmos. E saiba que Ele fará isso até que a virtude seja aprimorada. Portanto, não temos muita escolha a não ser, crescer, ser melhor, amar mais, compreender mais, respirar mais e ser mais paciente.
A mesma coisa acontece no caso do Amor Próprio. Se você veio com a missão de se amar mais, a vida colocará pessoas que mexerão com você neste sentido. Você provavelmente se deparará com pessoas que não te valorizarão o tanto que merece, pessoas agressivas e que não te tratarão com amor, pessoas infiéis e que não se preocupam com seus sentimentos, tudo para que você olhe para esta situação e diga um lindo BASTA, EU NÃO MEREÇO ISSO. MEREÇO MUITO MAIS POIS SEI O MEU VALOR. PORQUE EU ME AMO E CUIDO DOS MEUS SENTIMENTOS. E é nessa hora que a vida te surpreende. As pessoas nos amam o tanto quanto nos amamos.
Precisamos ter também, a consciência de que as pessoas que aparecem em nossas vidas, também fazem parte da nossa linda jornada de desenvolvimento e crescimento espiritual. Sim, são todas estrategicamente colocadas em nosso caminho por algum motivo, incluindo aquelas que nos trazem alguma dor, sofrimento e frustração. Temos então, pessoas que aparecem em nossas vidas para nos trazer o aprendizado e outras, para nos dar o suporte durante o processo.
Repare na sua vida e veja se realmente não existe esses dois opostos circundando você e suas fases de aprendizado. Sempre há um alguém que aparece quando mais precisamos. Nem que seja por um curto espaço de tempo, só para nos tirar de algum lugar ou situação e nos deixar em outro cenário. Ou simplesmente apareça para nos dar uma palavra, uma ligação, uma mensagem e sumir. Temos pessoas também que nos acompanharão durante toda nossa jornada e que, ao primeiro sinal estará próximo e presente para te ajudar. Por muitas vezes não enxergamos nosso Deus estendendo sua gloriosa e abençoada mão, mas Ele está a todo o tempo cuidando de nós.
Deus não quer nosso sofrimento, e sim nosso crescimento e, esses “anjos” que aparecem em nossa jornada, nada mais são do que Deus operando em nossas vidas.
Sempre digo que, evoluir por muitas vezes dói, más é necessário. Afinal de contas, ganhamos este presente, que é a vida, para isso. Para nos tornarmos UNO a DEUS.
Antes de finalizar, deixo aqui alguns sinais comuns que as almas dão quando estão iniciando seu processo de despertar espiritual:
• Sentimento de inquietude sem razões óbvias ou claras explicações;
• Você começa a se questionar e questionar suas atitudes, pensamentos e relacionamentos;
• Você começa a querer entender seu verdadeiro propósito de vida, o motivo pelo qual está aqui;
• Você busca por autoconhecimento e curar suas dores;
• Busca por mais simplicidade e desapego do material;
• Busca explicações para as coisas que acontecem na sua vida;
• Começa a valorizar muito estar perto e em contato com a natureza;
• Você finalmente entende a importância gratidão e vivencia esse sentimento;
• Você busca ser uma pessoa melhor para você e fazer a diferença na vida dos outros;
• Você compreende a importância e o verdadeiro significado do amor próprio;
• Você sai da posição de vítima e entende que é responsável por sua própria vida, causa e consequências;
• Você entende que sua intuição é sua verdadeira conexão com a espiritualidade e passa a confiar mais nela, usando-a como um orientador da sua vida e com isso aprendeu a vivenciar a fé;
• Você começa a mudar seus hábitos alimentares com o objetivo de auto cuidado.
Com muito amor,
Marcela Daguer.
Comentários