top of page

Conexão Espiritual – Como praticar a espiritualidade no dia a dia


O tema espiritualidade para muitos ainda é muito confuso, muito amplo, subjetivo e cheio de questões sem respostas mais claras e precisas.

Muitos até chegam a vivenciar a espiritualidade ou a prática espiritual e nem sequer sabem. Outros até se dão conta que fazem algo neste sentido, mas não sabem ao certo explicar como, nem quando começou e nem o que fazem de fato para isso.

Como trabalho com isso há alguns bons anos, já me deparei com pessoas altamente espiritualizadas e conscientes do que fazem para isso, como também pessoas em busca de começar a se conectar com o tema.

Para a grande maioria, se espiritualizar, estar conectado com algo ou força maior, parece um bicho de sete cabeças. A sensação da grande maioria é que mergulhar nesse tema e trilhar este caminho demanda muito esforço, muita mudança de rotina, e principalmente, muitos acreditam que até uma mudança de trabalho é necessária. Chego a ouvir o temor que sentem ao pensar de que terão que deixar de sair, se divertir, mudar amizades e por aí vai.

Há quem interprete também que se espiritualizar é um movimento que exige a realização de trabalhos voluntários e coletivos em asilos e creches, bem como, trabalhar o desapego das coisas materiais e supérfluas e, quando se deparam com este tipo de crença e interpretação, já desistem de iniciar o processo por medo de não conseguir dar conta de tantas mudanças que exigem esse tal de protocolo.

A boa notícia é que, se espiritualizar, praticar a espiritualidade, nada mais é que se conectar primeiramente com você, enquanto espírito. Somos espírito e, portanto, se espiritualizar é um processo de contato com você mesmo, com sua alma, com sua essência. Viver a espiritualidade é viver sua cura. É se descobrir cada dia mais. Entender suas dores, dificuldades e encontrar o alívio para cada uma delas.

Temos muito a fazer enquanto alma, e cuidar destes afazeres é praticar a espiritualidade.

Para que possamos fazer desse caminho, um caminho mais reto, mais consciente e sem tantos contratempos e tempestades turbulentas, a conexão espiritual é extremamente essencial. Claro que tudo nesta vida é livre arbítrio, sendo portanto uma decisão sua escolher se quer percorrer este caminho de aprendizados com base no amor ou na dor, mas se sua real intenção é mergulhar nesta jornada de corpo e alma e obter a maravilhosa experiência de se sentir suportado durante sua jornada, a prática da conexão terá que existir.

E o que é então essa tal de conexão espiritual?

Bom, sempre começo dizendo que, se este for um interesse verdadeiro, parabéns, pois seu despertar para sua jornada evolutiva acaba de ter seu início ou, ao menos, um início mais seguro e consciente.

Sim, o mundo espiritual existe e devemos de fato dar atenção a isto. Não desenvolver este lado da vida é como realmente se permitir estar incompleto. Estar conectado com o mundo espiritual e em busca da sua evolução, não significa somente pronunciar orações decoradas e achar que é o suficiente e que já fez sua parte. A conexão espiritual é muito mais do que isso e pode se dar de algumas maneiras: Por meio de orações, meditações, conversas elevadas e leituras sobre este tema, estar em contato com a natureza e desfrutar os benefícios energéticos desta fonte, é sentir e expressar o sentimento de amor e gratidão ao longo do seu dia, é saber que por traz de tudo que nos acontece, Eles estão por perto e ser grato a isto e de forma bem consciente. Se já entendemos que se espiritualizar é entrar em contato com sua alma em busca de aprimoramento, alívios e respostas, tudo que fazemos em prol disso também se traduz em também em conexão com a alma, ou seja, conexão espiritual. O modo mais comum de conexão é a prática da oração e aqui vou abrir um parêntese muito sério sobre isso. Oração está muito longe de ser aquele texto que lemos ou que pronunciamos de forma decorada. Infelizmente, muitos fazem isso acreditando já estarem fazendo sua parte, mas posso afirmar que desta maneira não estão produzindo nada e muito menos se conectando a ninguém. Oração é uma boa conversa verdadeira com emoção. Precisamos produzir sentimentos para que a conexão aconteça. Orações decoradas não produzem sentimentos e por tanto, sem grande efetividade no objetivo. Essa boa conversa com emoção pode ser com seu anjo, guias, mentores, com a energia suprema, Deus, com o universo, cosmos, com as legiões espirituais trabalhadoras, Jesus, Mãe Maria, de você para você mesmo, ou seja lá como você queira chamar ou fazer isso. O Importante é a entrega, a devoção, a fé de que algo ou alguém está captando este seu momento e a ampliação vibracional que entramos quando afloramos o sentimento.

Sempre digo e por experiência própria, que quando estamos conectados, tudo se torna mais fácil, ou menos complicado e dolorido. E é muito importante também dizer que estar em conexão não tirará de você o aprendizado, a situação de desconforto ou até mesmo do sofrimento. Isso significa que sim, passaremos pelos nossos aprendizados, teste, missões e provas, de uma melhor maneira. Nos sentiremos mais apoiados e amparados, e o melhor de tudo, teremos a plena certeza de que a fase passará. Começaremos, portanto, a degustar o sentimento da Fé. Sentimento este que muitos vivem em busca e não sabem como desenvolver e finalmente vivenciar.

Dito isto então, além desta boa conversa diária ao acordar, ao dormir, ou a qualquer hora do dia que você sinta vontade, para que você persiga por sua expansão espiritual, você deve também começar a se observar quanto às suas atitudes e pensamentos em relação à todos os ensinamentos que nos deixou Jesus, o verdadeiro exemplo encarnado de todas as virtudes desenvolvidas, testadas e praticadas com louvor.

“Orai e Vigiai” ! Isto é estar conectado e em expansão evolutiva! Agradecer todos os dias e a todo o momento quando algo, mesmo que muito simples, acontecer. É pedir perdão, por algo que tenha feito de errado, mas se comprometendo a aprimorar essa atitude falha. É começar a ter a maturidade de compreender que sua maior dificuldade, é o seu maior presente. Que sua maior dificuldade, é o teste para a tão almejada conquista de um avanço na sua jornada, e olhar com carinho para isso. É saber e exercer o verdadeiro significado de Amor Próprio e cuidar dos seus atos e pensamentos com o maior amor do mundo para que nada volte contra você mesmo através de mais situações de aprendizado. É sorrir para a vida compreendendo que ela é o seu melhor presente.

コメント


bottom of page