Entenda a diferença entre Temas Espirituais x Espiritualidade.
- Marcela Daguer
- 14 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2023
Em todas as minhas consultas, tenho o cuidado de avaliar se o que a pessoa esta passando, tem algum viés de interferência espiritual.

De fato, muita coisa que nos acontece e que não achamos muita explicação da medicina, por exemplo, pode sim ter alguma atuação de energias das quais não enxergamos ou até mesmo, não acreditamos.
Com tantos anos atuando e apoiando inúmeras almas e suas dificuldades, posso garantir que nem tudo é ESPIRITUAL. Nem tudo que nos acontece é em decorrência de uma energia negativa que alguém direcionou contra você. Nem tudo é por conta de um ambiente menos amigável ao qual você frequentou, nem tudo é por conta de inveja ou raiva que alguém sente ou sentiu de você. Sim, todos esses fatores também podem ser gatilhos para a atuação do mundo espiritual, mas não podemos somente nos apoiar nessa suposição e nos isentar de avaliar a nossa ESPIRITUALIDADE.
Temas espirituais e espiritualidade parecem ser a mesma coisa, mas não são.
"Espiritual" trata de um mundo de almas desencarnadas, que seguem suas jornadas de aprendizados em nosso real lar e que, dependendo do nível evolutivo, de aceitação do desencarne e de sua vibração, estão mais perto do que imaginamos. Já a "Espiritualidade" trata-se de você. Você é espirito e portanto quando falando em espiritualidade, estamos falando de nós mesmos.
Nem tudo é espiritual, mas tudo que te acontece é espiritualidade.
Conheço uma pessoa que sofre de dor no ombro. Quando se excede nos jogos de Tênis, sai com dor. Já passou por cirurgia, mas quando volta as quadras e abusa um pouco, a dor volta. Essa dor, por já ter passado por elas tantas e tantas vezes, já é velha conhecida, inclusive os procedimentos de recuperação. Fisioterapia, repouso, remédios e, tempos depois, já esta pronto para outra partida.
Excelente! Nem tudo é espiritual e esse fato comprova. A dor, pelo que podemos observar, foi causada por fatores externos e práticos de uma vida comum de prática de esportes.
Tempos depois, esta mesma pessoa se apresentou com dores extremamente fortes nas costas e que irradiavam para o braço. Dores que não o permitiam dormir por meses e meses. Todos os exames, médicos, remédios, precedimentos foram feitos e nada desta dor sumir e pior, depois de toda essa peregrinação pela busca da cauda da dor, segue até hoje sem respostas e soluções. Segue sem dormir e passa o dia no desconforto de tanta dor que sente.
É neste ponto que eu gostaria de chegar. Será que não está na hora de rever a sua espiritualidade? O que seu corpo esta querendo dizer? Sabemos que a vida fala conosco por meio de vários caminhos. O que será que tudo isso pode estar querendo dizer?
Será que ser mais flexível ou menos rígido em seus pensamentos e atitudes? Quem sabe mais leveza com a vida e com os que te rodeiam? Será que também valeria a pena trabalhar a aceitação de que excessos não estão caindo bem e honrar seu corpo e bem-estar? E aqui eu não digo somente excessos no esporte pois a vida nos convida a reavaliar todas as áreas da nossa vida. Excessos nas emoções, na forma de se expressar. Observar a virtude da gentileza! Ser mais gentil com você (incluindo seu corpo) e com os demais? Será que a vida não está querendo te mostrar que está mais que preparado para expandir seu amor? Amar mais e transcender esse amor aos demais? Fico aqui pensando que talvez a paciência e a tolerância também seria algo interessante para ser avaliada.
É disso que trata a ESPIRITUALIDADE. Olhar para sua vida e tirar boas lições dela. Aprimorar suas virtudes. Ser melhor um pouquinho por dia!
Mesmo que o remédio tire a sua dor, por que não fazer do limão uma limonada e crescer em alma. Sua jornada evolutiva esta aí. Seu despertar espiritual está a ponto de iniciar ou de se aprimorar.
Vá e viva a Lei, disse Ele. E a lei é essa. EVOLUIR.
Comments